Informação acerca da prática de Desportos individuais ao ar livre, a partir de 4 de maio:
No seguimento do Plano de Desconfinamento, em contexto de pandemia da Covid-19, a partir de amanhã dia 4 de maio, fica permitida a “prática de desportos individuais ao ar livre”, sendo algumas das disciplinas do Atletismo autorizados a fazer os seus treinos.
Também alerto para algumas das condicionantes:
“1 – A prática de atividade física e desportiva em contexto não competitivo e ao ar livre pode ser realizada, desde que se assegurem as seguintes condições:
a) Respeito de um distanciamento mínimo de dois metros entre cidadãos, para atividades que se realizem lado-a-lado, ou de quatro metros, para atividades em fila;
b) Impedimento de partilha de materiais e equipamentos, incluindo sessões com treinadores pessoais;
c) Impedimento de acesso à utilização de balneários;
d) O cumprimento de um manual de procedimentos de proteção de praticantes e funcionários.
2 – É permitido o exercício de atividade física e desportiva até cinco praticantes com enquadramento de um técnico, ou a prática de atividade física e desportiva recreacional até dois praticantes.
3 – Excetuam-se dos limites estabelecidos no número anterior os atletas profissionais ou de alto rendimento.”
As instalações desportivas em funcionamento devem ser higienizadas segundo as regras gerais aplicadas a outros espaços.
Continuam encerradas as instalações para o desenvolvimento de “atividades desportivas, salvo as destinadas à atividade dos praticantes desportivos profissionais e de alto rendimento, em contexto de treino:
Pistas de atletismo cobertas;
Estádios com pista de atletismo e Corridas de Estrada.
Este plano de passagem do estado de emergência para o de calamidade tem um calendário de medidas que entram em vigor de 15 em 15 dias, sucessivamente a 4 e 18 de maio, e 1 ainda de junho.
Relativamente a competições de Atletismo Regionais e Nacionais, estamos todos (Associações Regionais e Federação) a trabalhar para que a decisão seja a mais correta para que todos estejam em segurança, cumprindo as normas da DGS.
Aproveito também para desejar um Bom dia para todas as Mães (Atletas, Dirigentes, Juízes, mães dos atletas e apoiantes na modalidade).
O Presidente,
Bernardino Alves